Geoprocessamento de Ruído Ambiental - GNR Ambiental

O mapeamento de ruído ambiental é uma ferramenta nova no Brasil, que permite avaliar os níveis de ruído emitidos de uma determinada fonte, além de permitir uma inteligibilidade apurada sobre o comportamento do ruído em ambientes externos, internos e sua interação com os Receptores Críticos (RPC’s) e no meio ambiente.


Através desta ferramenta, é possível observar e quantificar com precisão o comportamento do ruído em todas as direções, compreendo a acústica do local e mecanismos de controle na fonte e nos RPC’s.


O mapa acústico permite simulações, atuais e futuras através da modelagem matemática, o que torna possível conhecer e prever impactos e propor soluções acústicas, além de auxiliar na tomada de decisões sobre em qual fonte ou área deve ser aplicado um controle de poluição sonora.

Devido essa possibilidade de prever o ruído, a CETESB passa a utilizar o mapeamento do ruído e Estudo de Previsão de Níveis Sonoros (EPNS) em estudos de impactos ambientais de licenciamento ambiental em conjunto ao Estudo Ambiental Simplificado (EAS), Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Precisa de ajuda?
_gn