Um assistente técnico pericial pode ser de grande importância tanto nos processos judiciais quanto nos extrajudiciais. E, com objetivo de esclarecer esse assunto, a GNR Ambiental separou algumas das principais dúvidas sobre o que faz um assistente técnico pericial e como ele pode ajudar no processo como um todo.
• Qual importância do Assistente técnico pericial?
Toda perícia judicial pode ter presente um perito e um assistente técnico. Esses profissionais são extremamente importantes para o processo. O Perito é um auxiliar da justiça, que tem a função de oferecer laudos técnicos dos processos judiciais. Já o assistente técnico, é alguém de confiança das partes envolvidas no processo.
A presença de um Assistente Técnico na perícia não é obrigatória, mas pode ser uma grande vantagem, pois pode auxiliar durante o processo, principalmente se tiver conhecimento quanto à parte burocrática, conhecimento técnico e experiência.
• Quais os deveres do Assistente técnico perícial?
a) Assessorar o advogado ao montar o processo.
b) Pré-analisar os exames periciais, analisando se existe algum erro com base no exame minuciosa da metodologia adotada.
c) Analisar, identificar e adequar técnicas que possam prejudicar o processo.
d) Acompanhar os trabalhos de perícia tanto do perito quanto do juiz.
e) Orientar e ajudar na elaboração dos quesitos que vão ser respondidos pelo perito oficial.
f) Elaborar um parecer técnico, que seja concordante ou discordante com o laudo emitido pelo perito do juiz.
A GNR também atua como Assistente Técnico, elaborando laudos técnicos na área ambiental e de segurança do trabalho, apresentando subsídios técnicos para a parte e seu advogado traçarem a estratégia de defesa. O laudo técnico elaborado tem como objetivo fornecer ao Juiz novos elementos, fatos, análises e conclusões que vão se contrapor ao Laudo Pericial elaborado pelo perito nomeado.
⠀
Entre em contato para maiores informações.
☎(11) 2374-1201
?(11) 97285-9101
?(11) 95277-2125
? www.gnrambiental.com.br