O Gerenciamento de Áreas Contaminadas visa reduzir, para níveis aceitáveis, os riscos a que estão sujeitos à população e o meio ambiente em decorrência de exposição às substâncias provenientes de áreas contaminadas. Para iniciarmos este gerenciamento a etapa de Avaliação Preliminar é primordial para dar sequência às etapas seguintes.
A Avaliação Preliminar tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identificar as fontes de contaminação e constatar evidências que permitam suspeitar da existência de contaminação. Assim Avaliação Preliminar orienta a execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.
Essa etapa contempla de pesquisas da pedologia, hidrologia, geologia da área de estudo, avaliação histórica do uso e ocupação do solo na área e no seu entorno, identificação das possíveis fontes no empreendimento e/ou atividade, levantamento de documentação, localização de poços que utilizam água subterrânea, entre outros tópicos.