Todo o barulho fora do comum causa desconforto. Seja no local de trabalho ou no meio onde vivemos, quando esses ruídos passam a ser prejudiciais, eles são chamados de poluição sonora e as formas para controlá-los são aplicadas por meio de políticas ambientais e um documento técnico conhecido como laudo de ruído ambiental.
Falar sobre poluição sonora é sempre um tema de grande relevância. Conforme mencionado anteriormente, ela causa grandes transtornos nos mais diversos tipos de ambiente e quando o foco são empresas, isso inclui os clientes, colaboradores e até vizinhos.
Diante desse cenário negativo, a solução mais adequada é recorrer a Norma Regulamentadora 10151 (NBR10151) que exige a emissão do laudo de ruído ambiental para as empresas que causem poluição sonora durante a realização das suas atividades.
Portanto, se existem dúvidas sobre o funcionamento e a emissão deste documento, continue a leitura e confira, logo abaixo, o conteúdo que nós preparamos para orientar você.
Boa leitura!
Entenda o que é o laudo de ruído ambiental
O laudo de ruído ambiental é um documento técnico que mede os níveis de ruído de empresas nos seguintes segmentos: indústrias, casas noturnas, salões de eventos, igrejas e estabelecimentos comerciais.
A responsabilidade da emissão do laudo de ruído fica a cargo de um especialista que irá analisar diversos fatores sonoros como o tipo de ruído, tempo de duração, características espectrais, entre outras.
No documento deverão ser apontados os dias e horários das medições, além das fontes que emitem os ruídos sonoros na empresa que solicita a realização do laudo de ruído ambiental.
Como esse documento deve ser feito?
Para captar os ruídos que serão analisados, o profissional responsável pelo laudo técnico utiliza um aparelho chamado sonômetro capaz de medir sons em diferentes níveis. Com as atualizações da NBR10151, atualmente, esse instrumento é utilizado em um padrão mais específico, onde as frequências são divididas em ⅓ de oitava.
Ao longo do desenvolvimento do laudo de ruído ambiental, a medição com o sonômetro é feita conforme os períodos de funcionamento da empresa. Vale considerar que interferências sonoras durante o processo, geralmente, são descartadas para evitar possíveis fraudes na emissão do documento.
Na GNR Ambiental, o laudo de ruído acompanha:
- Relatório fotográfico;
- Certificados de Calibração do:
- Calibrador e do Medidor de Pressão Sonora (RBC/INMETRO);
- ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Engenheiro responsável.
Por fim, ao serem captados os ruídos e os resultados analisados, o laudo de ruído ambiental poderá ser emitido.
Aqui no blog, você confere na íntegra, um post falando sobre como acontece a emissão deste laudo técnico na GNR Ambiental. Clique para saber mais.
Benefícios da sua empresa ter um laudo de ruído ambiental
Além de manter a sua empresa em conformidade com a lei, confira outras vantagens oferecidas pelo laudo de ruído ambiental:
Mais segurança para os colaboradores
Toda a empresa que emite um laudo de ruído ambiental mostra-se preocupada com a segurança dos seus colaboradores, já que o documento assegura a proteção contra possíveis danos causados pela poluição sonora.
Melhora na produtividade
Além de controlar os danos que o barulho em excesso causa, o desenvolvimento do laudo de ruído ambiental também é uma oportunidade para que os funcionários passem a fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), aspecto fundamental para a melhora do desempenho nas atividades do dia a dia.
Respeito ao meio ambiente e a vizinhança
Manter a empresa em dia com a lei, garantir a segurança dos colaboradores e a melhora na produtividade já são benefícios de grande valor. Mas, além destes pontos, o respeito ao meio ambiente e aqueles que vivem no entorno também são aspectos cruciais para evitar penalidades no futuro.
Por isso, nada de deixar esse compromisso para depois!
Precisa de um laudo técnico? Conte com a GNR Ambiental!
Nós somos autorizados pelos principais órgãos nas áreas de segurança do trabalho e meio ambiente para a realização de processos que contribuem na melhoria contínua de empresas dos mais variados portes.
Os padrões de realização do laudo de ruído ambiental (laudo de ruído perimetral) da GNR atendem a NBR 10151 e as medições são feitas com sonômetro calibrado por laboratório acreditado ISO 17025. E sabe o que é melhor?
Os nossos especialistas possuem total capacidade para elaboração e entrega do laudo de ruído em cerca de 24 horas após as medições, em casos de extrema urgência, com excelente relação custo-benefício.
Acesse para solicitar um orçamento. Nós aguardamos o seu contato!V