Hoje, as marcas estão enfrentando uma pressão cada vez maior de consumidores, governos, ONGs, investidores e seguradoras para ter um papel positivo e ativo na proteção das pessoas e do planeta.
No mundo em constante evolução de hoje, debater se deve incorporar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios não é mais uma opção.
Considerar uma abordagem baseada em valores ao desenvolver estratégias de negócios pode ser vital para o sucesso a longo prazo.
Antes de entender por que a sustentabilidade é essencial para estratégias de negócios bem-sucedidas, é importante definir o que exatamente é sustentabilidade nos negócios.
O que é a sustentabilidade nos negócios?
Resumindo, sustentabilidade nos negócios refere-se ao efeito que as empresas têm no meio ambiente ou na sociedade.
Uma estratégia de negócios sustentável visa impactar positivamente uma ou ambas as áreas, ajudando assim a resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo, como mudança climática e desigualdade de renda.
O valor da sustentabilidade
Sustentabilidade não significa sacrificar lucros ou colocar o sucesso em segundo plano. Em vez disso, tornou-se um elemento crucial na estratégia de sucesso de qualquer organização.
Uma empresa que não considera os riscos de sustentabilidade está sendo menos bem-sucedida em uma série de medidas, incluindo lucratividade, crescimento e retenção de funcionários.
Ao integrar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios, você pode encontrar o sucesso por causa, e não apesar, da sustentabilidade.
Olhe para a sustentabilidade de forma diferente
Para começar, as empresas podem precisar mudar sua mentalidade em torno da equação custo/benefício da sustentabilidade.
Até agora, a maioria das empresas associou sustentabilidade a custos elevados, relatórios adicionais e requisitos de conformidade aumentados e raramente como uma fonte de vantagem competitiva.
Tendo vivido a experiência do COVID-19, agora (mais do que nunca) é a hora de pensar na sustentabilidade não apenas como uma troca ou um “bom ter”, mas como um pré-requisito para o desempenho dos negócios de longo prazo.
Essa mudança pode levar as empresas a identificar e realizar oportunidades que garantirão benefícios de longo prazo – como cadeias de suprimentos mais resilientes, operações de negócios mais eficientes, produtos mais inovadores e centrados no cliente e melhor desempenho financeiro de longo prazo.
Por que a sustentabilidade é importante para o sucesso financeiro?
- Você protegerá sua marca e reduzirá os riscos
Acabar na primeira página por causa de um escândalo é o pior pesadelo de um CEO.
As práticas impróprias não apenas prejudicam a reputação de uma organização e custam seus clientes, mas lidar com um desastre de relações públicas desviará valiosos recursos humanos e financeiros do negócio principal.
Você não quer se tornar a empresa que permitiu um derramamento de óleo ou obrigou os funcionários a trabalhar em condições inseguras.
Ao instituir uma estratégia sustentável que protege o meio ambiente e seus trabalhadores, você também se protege de quaisquer incidentes prejudiciais.
- Ser voltado para um propósito é uma vantagem competitiva
A sustentabilidade não prejudica as metas de negócios, e infundir um propósito à sua empresa pode ajudar a atrair uma força de trabalho motivada e qualificada que leva ao sucesso financeiro.
Em uma recente discussão no Facebook Live, o professor Henderson observou um estudo recente que mostra que 89% dos executivos acreditam que uma organização com propósito compartilhado terá maior satisfação dos funcionários.
Além disso, 85% afirmam que gostariam mais de recomendar uma empresa com um propósito forte para outras pessoas.
Tornar sua empresa uma organização que faz o bem no mundo, em vez de apenas um lugar que fornece um contracheque, pode ser uma vantagem competitiva ao atrair os melhores talentos.
Comece sua jornada hoje
A necessidade de elevar a sustentabilidade na estratégia de negócios está sendo impulsionada por uma série de diferentes fatores e partes interessadas, incluindo questões ambientais e sociais, bem como a mudança de expectativas entre consumidores, investidores, conselhos corporativos, funcionários, reguladores e governos.
A COVID-19 está acelerando o foco na sustentabilidade entre esses públicos, com maior consciência da vulnerabilidade das empresas a choques de demanda e oferta e valorização de que a resiliência é função da força de confiança e do relacionamento com clientes e funcionários.
Com Propósito e Valores sendo a bússola organizacional que ajuda as empresas a navegar por decisões complicadas e construir seguidores leais, esta também é a hora de perguntar: as promessas que estão em nossa missão e valores estão alinhadas com as expectativas da sociedade e as vivemos por meio de nossa estratégia de negócios?
Para sanar sua dúvida, você pode entrar em contato coma gente e pedir por uma consultoria da GNR Ambiental. Esteja preparado para o futuro, pois ele é sustentável.